segunda-feira, agosto 27, 2007

O evangelho segundo Denis

Perspicaz e metódico. Assim é Lucas, o missionário.
Sempre angustiado com as coisas mundanas, agora teima em evangelizar.
Rapaz franzino, sempre de barba bem-feita e cabelo curto, é facilmente encontrado em ambiente dantesco pondo-se a refletir sobre as coisas, e sempre que possível, refleti-las aos demais. Para a sorte destes.
Como extremo conhecedor da história e protagonista de tantas outras estórias, se fez amante incauto da filosofia e das coisas belas.
Em algum lugar do tempo deixou as pretensões revolucionárias impetuosas, naturais aos do ramo, contudo ainda conserva ideologias intactas como ninguém mais faz hoje em dia. Normal para estes, os perspicazes. Afinal de contas, hay que endurecerce, pero sin perder la ternura jamás!
Em muito lembra Denis, de quem herdou a graça, quando categoricamente repete que os comprometimentos desta vida resumem-se única e exclusivamente à felicidade individual. Ponto pra ele.
Virtuoso docente, talvez esmorecido pelas desventuras do passado, mas ainda assim, virtuoso pela própria natureza.
Títulos? Se acadêmicos, abundam no currículo, embora paradoxalmente se preocupe mais com títulos de certo furacão: As coisas de que mais se fala entre os homens são quase sempre aquelas de que menos se sabe.
Aos amigos, uma afeição incondicional que não se vê mais por aí, mas sem jamais perder a sinceridade descomunal que lhe é peculiar.
Toques de genialidade abundam suas prosas, em forma de humor cáustico, genial e inimitável: coisa que só os perspicazes conseguem.
Este é Lucas: Um ponto fora da curva gaussiana. Um reduto de delírios argumentados, provados e ratificados, mas que a banalidade crônica do mundo insiste em nos fazer esquecer.
No mais, agradeço sinceramente a este caro confrade, pelo direito que me concedeu de chamá-lo de amigo.
Um dia ainda enforcamos Luís Inácio nas tripas de Edir, e renascerá a redenção aos homens de boa fé.
Ou ao menos, continuemos ébrios a prosear pela eternidade. Ou até a saideira. O que acontecer antes...
Na dúvida, desce mais uma, Datena!!