quinta-feira, julho 31, 2008

Filósofos entram no terceiro mês de greve geral – HIPS anuncia que não há previsão de retorno

29/07/2008

PNC – Estocolmo.
Jürgen Von Häagendazs, presidente vitalício do sindicato internacional dos filósofos hermeneutas (Hermeneutics International Philosophers’ Syndicate, ou HIPS), situado na cidade de Helsingborg, Suécia, anunciou nesta última segunda-feira que não há previsão de encerramento para a paralisação geral dos filósofos.
A greve geral já completa dois meses, e se espalha endemicamente por todo continente europeu, além de já ter conseguido o apoio da conceituada sociedade de filosofia canadense (Crown Royal Canadian Philosopher’s Blended Society), que prometeu parar suas atividades na próxima sexta-feira, caso as exigências do HIPS não sejam atendidas.
O motivo do início da paralisação geral ainda não foi confirmado, mas especula-se que a greve tenha sido motivada pelas recentes declarações da ministra da integração artística da Suécia, a doutora Alberta Premium Spritdryck, que durante um discurso oficial para vários chefes de estado, afirmou que “aulas de filosofia são demasiadamente expositivas, além dos professores usualmente sofrerem desvios de personalidade”, e ainda, ao final do mesmo discurso, arrematou: “docentes de filosofia costumam ser péssimos exemplos para nossa juventude. Atividades esportivas me parecem muito mais saudáveis.”
A situação ainda é agravada pelo aumento assombroso das aulas de educação física em detrimento às disciplinas de filosofia, tendência que parece contaminar as escolas européias na última década, e preocupa os profissionais do ramo.
Jürgen Von Häagendazs, em entrevista exclusiva a PNC de Estocolmo, criticou duramente as afirmações da ministra, e a classificou como “uma mal resolvida concupiscente, aos moldes de Platão”. Afirmou ainda, que “a greve geral irá mostrar a verdadeira necessidade dos filósofos no mundo globalizado”, e ainda acrescentou que “sem o trabalho destes profissionais, o mundo entrará em colapso sócio-cultural muito em breve”, porém, não especificou quando seria seu ‘muito em breve’.
Os grevistas prometem continuar a greve até que o governo sueco tome uma posição oficial em relação à obrigatoriedade da disciplina de filosofia na ementa acadêmica do ensino médio. Além de exigirem um mínimo de 60 horas anuais para a disciplina, os filósofos lutam ainda pela distribuição gratuita de livros didáticos aos alunos, prática proibida na Suécia desde janeiro de 2005, quando a distribuição de notebooks a todos os estudantes da rede pública se tornou obrigatória. As escolas privadas já eram obrigadas a fornecerem computadores aos alunos desde março de 2001.
O prejuízo da greve já é estimado em cerca de dezenove milhões de coroas suecas, que serão sumariamente descontados pelas escolas dos holerites dos próprios grevistas, que já ameaçam fazer novas greves em represália.
Enquanto a situação não é resolvida, milhares de estudantes ficam sem aulas de filosofia. Segundo fontes extra-oficiais, sete alunos já registraram reclamações, contudo, os responsáveis da secretaria de educação do município de Helsingborg afirmam que ao menos três dos chamados não passavam de trotes.

Marcadores: , , , , , ,

7 Comments:

Blogger Felipe "Tito" Belão said...

com todo o respeito para os filósofos, mas acho que a greve da classe pode não dar o resultado esperado...

Acredito que a oportunidade de passar conteúdos e posicionamentos destes em sala de aula é muito mais forte do que qualquer paralisação que provavelmente não será entendida como punitiva por parte do aluno...
enfim... que post sério...

12:00 PM  
Blogger magal said...

As escolas modernas de criticidade filosofico-juridicas, nasceram, viveram e prosperaram por toda peninsula nordica entre os sec.X-e aí por diante- fazendo com que o pensamento europeu da época, trazido pelo nascimento do estado Laico e misturado com as ações da Europa meridional, fez com que sobrepujasse a maneira "bagueteira" que encontramos com os amigos da Gália, que por se acharem "budas"(Buda= o iluminado) se auto-nomenclaturavam iluministas. Tudo isso, somado com os inúmeros casos de "literaturas de batata" como assim diziam os russos Siberianos que para combaterem o frio, se agasalhavam na literatura e nas doses cavalares da pura vodka russa, temos o exemplo de inumeros relatos de politicidade entre os amigos russos, que depois eram descobertos e tinham então de trabalhar uma média de 12 horas por dia, e o pior, sem fumar um cigarro se quer. Neste diapasão, criou-se todo um pensamento estruturalista-filosofico-juridico que enraigou-se por seculos nos inumeros manuscritos trazidos de lá. Mas o problema que se segue é o futuro de nossas crianças suecas, que por força de reivindicações operarias por toda parte, ja conseguiram uma serie de triunfos, como relatado no post a cima, acerca da grande vitória dos infantes sobre a inclusao digital, onde cada um tem seu proprio notebook. Mas de que adiantará o nobre instrumento de tecnologia do III milênio se eles não tiverem as origens históricas e filosóficas do velho continente? como eles vão aprender a perguntar a si mesmo, quem são, ou da onde vem e pra onde irão? Tudo isso soma-se a grande questan dos jovens polaquinhos tambem nao saberem jogar futebol, o que ja se fecha mais uma porta. Descobriu-se na boca pequena, entre os inumeros guetos de Estocolmo e região metropolitana que a PVA(Piratary Viking Again), já está com novas tecnologias para a fabricação de Naus Vikings, acredita-se, entre os mais estudados da região, que os tempos modernos trouxeram uma influência chinesa no ramo da "paraguaia" aos suecos, e eles estao voltando com tudo ao ramo da pirataria. os chineses, nem ai, so esperam a chegada da tocha. Agora, o negócio é ficar pra ver onde vai dar essa merda toda, prepare a sunga, pescador dos 7 mares, a filosofia perdeu a onda pra maré do nada criar, só copiar.

2:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como sou do quadrante verde, apoio incondicionalmente o protesto dos filósofos.. e ainda acho que.. para destacar toda a seriedade da coisa.. e relembrar memoráveis tempos agasalhados na literatura.. as doses cavalares de vodka são sempre bem-vindas (como bem colocou Dr. Magal).. inclusive eu acho que eu msm vou aderir ao movimento.. bebendo vodka exaustivamente.. apoiando a causa mais do que com palavras.. E tenho dito! hahaha
Beijos, meu querido.

10:12 AM  
Blogger Rafael said...

Espanto! Não há outra palavra que descreva meus sentimentos em relação ao descaso com a Filosofia...

Sim, sim! Entraremos em um colapso sócio-cultual em não mais de 450 anos, o que é bem preocupante.

Hei de convir que a falta de chuvas nas plantações de algodão chilenas me preocupam mais no momento, mas... Ah, que lástima...

Brincadeiras a parte, é uma pena que queiram alienar até futuros trabalhadores complexos do pleno conhecimento social, histórico e cultural.

Mas eu não sinto pena dos suecos. Sinceramente, não sinto mesmo. Não sinto, não sinto. De fato, não sinto.

Pelos filósofos sim, tenho grande apreço... Mas não pena! Isso só sentirei quando eles perceberem que o mundo gira sem eles...

9:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela foto! Maravilhosa, fodástica mesmo!!!

Beijão!!!

2:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bicho, diga-me que já leu "Trabalhos de Amor Perdidos", do Jorge Furtado. Tão tão bom o teu texto, que juro, cheguei a pensar ser verdade até uma determinada linha.
Adorei.

E adorei a visitinha lá no Srta. também.

Bezzos e saúde à toda a família!

5:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo menos a sorveteria ainda está ativa!

9:30 PM  

Postar um comentário

<< Home